Acaiaca – Design Original Brasileiro

Uma iniciativa de Mariana Hardy e Cynthia Massote, sócias da Hardy Design, e de Renato Tomasi, idealizador do Dmais Design.

Identidade visual desenvolvida para o projeto de curadoria, difusão e comercialização de design original brasileiro.




A Acaiaca é uma marca que se propõe a articular com excelência um processo de curadoria, difusão e comercialização de design original brasileiro. O naming foi desenvolvido para atender aos desejos dos sócios de alcançar uma caracterização nominal com forte sotaque de brasilidade. Acaiaca, além de ser o nome dado no tupi-guarani para o cedro brasileiro, também denomina um edifício de forte memória afetiva para os belorizontinos, o Edifício Acaiaca, marco no skyline do centro da cidade.

O projeto de identidade visual tomou como referência fatores do nome definido como a grafia da palavra – com vários “As” – e sua característica de palíndromo, junto das simbologias relacionadas ao termo, resultando na escolha da tipografia em caixa alta. As inclinações repetitivas levaram à aplicação das hachuras como elemento visual complementar à força tipográfica do termo escrito.






O empreendimento nasceu como uma loja pop-up na CasaCor Minas 2018, propondo-se a continuar ocupando espaços em eventos diversos e relacionados à sua curadoria. Por isso, o projeto gráfico tinha que sintetizar um caráter adaptativo em seus desdobramentos. A escolha pelo duo preto e branco, que além da neutralidade necessária, também apresenta forte contraste e, por fim, elegância.







Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações:
Cynthia Massote
Gerência de projeto: Mirelle Bairral
Design:
Délio Faleiro (identidade), Laura Moretzsohn, Rafael Amato e Fernando Dias (desdobramentos), Camila Malloy (interface digital)
Produção gráfica: Mirelle Bairral