BDMG

Selecionado para a 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico de 2015.
Vencedor na categoria Ouro no 4º Prêmio Minas de Comunicação de 2015.

Revitalização da identidade visual, sistema de marcas, ambientação e sinalização para o BDMG (Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais) e seu instituto cultural, o BDMG Cultural.






O banco celebrou 50 anos de atuação promovendo um robusto reposicionamento de negócios que alterou significativamente sua estrutura geral. O rebranding da marca foi desenvolvido em concordância com essa transição para o novo momento da instituição.

O redesenho da identidade foi um processo que envolveu pesquisa, workshops e um longo processo de maturação e envolvimento com a equipe do cliente.




A mudança estratégica envolveu um novo público em foco: os pequenos empreendedores. Por isso, a instituição passou a necessitar de um posicionamento próximo com esse nicho.

O resultado gráfico celebra, no ícone da marca, a parceria do banco com esses pequenos empreendedores, por meio da representação de uma fita dupla-face em forma de seta que aponta para o futuro. A contra-forma do ícone faz referência ao triângulo da bandeira de Minas Gerais e sua estrutura externa forma um D maiúsculo, relacionando semioticamente o banco ao desenvolvimento do estado.




São desdobramentos deste projeto um brandbook, a sinalização e comunicação visual do edifício-sede, que explora a iconografia do triângulo de formas variadas, transportando para o ambiente corporativo esse novo momento do BDMG.


















O BDMG Cultural é o braço da instituição que fomenta e promove projetos culturais diversos. Os desdobramentos gráficos para essa vertente da identidade visual contam com um volumoso agrupamento de elementos ilustrativos e de composição, permitindo múltiplas aplicações que comunicam os muitos projetos relacionados com unidade visual. Para essas peças, há mais flexibilidade e amplitude nas possibilidades de grafismos, ilustrações e cores.




Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações:
Cynthia Massote
Gerência de projeto: Marcela Dantés
Design:
Débora Cruz (identidade visual), Gustavo Magno, Mônica Fernadino e Renata Polastri (sinalização e ambientação)
Produção gráfica: Mirelle Bairral e Gustavo Magno