Belo Comidaria

Identidade visual e sinalização para o restaurante de comida brasileira inspirada nas raízes da culinária mineira.








A proposta gastronômica do restaurante Belo Comidaria é a da comida simples com referência na culinária mineira com uma apresentação contemporânea. O ambiente projetado pelo arquiteto Cristiano Sá Motta era informal, composto por mobiliário de épocas distintas e piso de ladrilho hidráulico, revestimento tradicionalmente usado na arquitetura mineira.

O ícone foi baseado no galo dos ventos, elemento usado, desde muito tempo, nos telhados de fazendas e igrejas. Era usado como indicador de direção mas também, de acordo com a crença, como mensageiro do sol e do dia.

Nas peças gráficas, foram usadas tipografias distintas combinadas com outros elementos ornamentais clássicos para trazer uma linguagem rica de referências de impressos antigos. A identidade visual se desdobra ainda em uniformes e embalagens.







Ilustrações feitas manualmente completam o repertório gráfico e foram usadas para compor o cardápio e o jogo americano. Para este, a proposta foi criar uma coleção com conteúdos ligados ao universo doméstico e da culinária. A primeira versão trazia um conjunto de dicas de como tirar manchas de roupa numa linguagem informal e bem humorada.

A sinalização foi feita em placa de metal esmaltada como eram feitas em estabelecimentos como armazéns e mercados. Os mesmos elementos ornamentais da tipografia foram usados como símbolos direcionais ou decorativos.








Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações:
Cynthia Massote
Gerência de projeto: Natália Monteiro
Design:
Débora Cruz
Produção gráfica: Mirelle Bairral
Fotos: Rafael Mota + Hardy design