Do Objeto para o Mundo - Coleção Inhotim

Parceria com MACh Arquitetos.

Identidade visual e sinalização para a primeira exposição externa do acervo do Instituto Inhotim, em 2014.






Em 2014, parte do acervo Inhotim saiu das dependências do museu para compor a primeira exposição externa da instituição. A mostra, inaugurada em Belo Horizonte no Palácio das Artes e no Centro de Artes Contemporânea e Fotografia, foi também exibida no Itaú Cultural, em São Paulo, antes de retornar para o Inhotim, onde ocupou a galeria Mata.






A identidade criada foi ancorada no conceito da exposição, que apresentava obras modernistas e concretistas importantes. O resultado é uma identidade com um grafismo tipográfico, que buscou fazer com que o nome performasse não apenas como conjunto de palavras, mas como forma, como presença, como objeto. A paleta de cor em preto e branco confere neutralidade no projeto gráfico diante das cores das obras da exposição.






O grafismo derivado da linguagem ocupou o material de divulgação da exposição, bem como sinalizou a área externa dos espaços da mostra em Belo Horizonte. O projeto ainda contemplou a sinalização interna da exposição e o folheto-guia produzido para os visitantes.








Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações: Cynthia Massote
Gerência de projeto: Nathália Monteiro
Design: Délio Faleiro
Produção gráfica: Mirelle Bairral
Expografia: MACh Arquitetos