Fundação Torino

Prata pela Categoria Branding no Prêmio Minas de Comunicação 2015.

Nova identidade visual para a Escola Internacional Fundação Torino, fundada pela Fiat Automóveis em Belo Horizonte.





A Fundação Torino é uma instituição de ensino fundada pela Fiat Automóveis, em Minas Gerais, há mais de 40 anos. A nova identidade visual desenvolvida para a escola busca inspiração e referência nos valores humanistas da escola, em seu caráter internacional, e em seu ensino pautado na evolução contínua do indivíduo.

A figura do cavaleiro montado, além de ser o símbolo da cidade de Turim – região de origem do Grupo Fiat – é uma releitura da primeira marca da escola, e trata do movimento intuitivo em direção ao futuro. O cavalo segue em frente, metaforicamente, em evolução constante, no sentido simbólico de se conquistar o mundo. O globo, na parte inferior da composição, é uma menção direta a este mundo a ser desbravado por meio dos conhecimentos e capacidades adquiridos nesta formação internacional.




O traço da iconografia é contínuo e tem as terminações abertas, o que torna a imagem permeável, representando abertura para novos horizontes, composição visual relacionada também à uma educação de inspiração clássica, mas com espaço para inovação.




A paleta cromática principal também tem origem em Turim, com adaptações para tons de amarelo e azul contemporâneos, que são aplicados também a todos os grafismos que derivam da marca, com movimentos e ângulos também relacionados a dinâmica de amplitude e possibilidades.







Para a ocasião dos 40 anos da instituição, foi desenvolvido um selo em concordância com a marca central já incorporada e, junto da proposta de identidade visual da escola, também foi determinada uma segmentação de elementos e cores específicos para a Escola de Línguas da Fundação Torino.




Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações:
Cynthia Massote
Gerência de projeto: Nathália Massote
Design:
Délio Faleiro