Google for Startups

Destaque na Bienal Brasileira de Design Gráfico de 2019, bronze no Brasil Design Award de 2020.

Sinalização e ambientação para o campus brasileiro do programa de aceleração de startups do Google, em São Paulo.




O Google for Startups é uma aceleradora de startups do Google que possui, atualmente, sete núcleos ao redor do mundo. O projeto de sinalização para a unidade brasileira, em São Paulo, foi um dos primeiros estudos de aplicação física da nova identidade visual do programa, que passou por um processo de reposicionamento.




Na sinalização criada pela Hardy Design, a paleta cromática emblemática do Google, somada ao elemento das hachuras presente no brandbook da Google for Startups, foi trabalhada em blocos de cores com diferentes matizes, camadas, texturas e volumes. Os seis andares do prédio foram diferenciados por cor, de acordo com o uso dos espaços: ambientes das startups residentes, local de trabalho da equipe Google e coworking aberto ao público.





O projeto de sinalização buscou trazer tridimensionalidade para os boxes e demais elementos gráficos à disposição. Para isso, trabalhamos diferentes espessuras sobrepostas e materiais com acabamentos diversos. As hachuras, por exemplo, foram desdobradas ora em canaletas de luz, ora em estruturas de madeira, o que faz parte do nosso pensamento do espaço como parte do projeto gráfico. Outro elemento do brandbook bastante explorado foram os textos, que trazem informação, personalidade e o tom de voz da marca para a sinalização.




Além do caráter funcional da sinalização, também ficamos a cargo de fazer painéis para ambientar e diferenciar o uso dos espaços. Produzimos peças de comunicação visual que traduzem a cultura organizacional, como o mapa que indica onde estão os outros campi do Google For Startups pelo mundo e o painel que traz os ciclos dos programas de aceleração com os nomes de cada startup participante, localizado na área de café.




No terraço do último andar do prédio, quisemos reforçar a ideia de estar ao ar livre, em um ambiente relaxado, fora do ar condicionado. Para isso, convidamos o artista Thiago Mazza, cujo trabalho é conhecido por suas temáticas botânicas, para fazer uma pintura na parede lateral da varanda.




A sinalização criada para o Google for Startups foi capaz de suprir um dos grandes desafios do projeto: criar uma harmonia com a linguagem arquitetônica, que é bem jovem e despojada, sem deixar de ser intuitiva e funcional. A relevância do trabalho foi reconhecida com o prêmio conquistado na Bienal Brasileira de Design Gráfico de 2019, promovida pela ADG Brasil — Associação dos Designers Gráficos do Brasil, e pelo bronze no Brasil Design Award de 2020.





Direção de Criação: Mariana Hardy
Direção de Operações: Cynthia Massote
Coordenação de Criação: Délio Faleiro e Pedro de Albergaria
Design: Délio Faleiro, Fernando Dias e Rafael Amato
Gerente de Projeto: Mariana Muchon e Joana Rocha
Produção Gráfica: Mirelle Bairral e Rita Abdo