Inhotim: At the Crossroads Of Glocal Change

Selo Estufa – Estúdio de Design Inhotim
Parceria com Mach Arquitetos

Identidade visual e teia narrativa para a "Inhotim: At the Crossroads Of Glocal Change", a primeira exposição internacional do Inhotim, conectando as obras do acervo de arte e as experiências audiovisuais inspiradas nos jardins e práticas ambientais do Instituto.




“Inhotim: At the Crossroads Of Glocal Change” é a primeira exposição internacional do Inhotim, realizada em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A exposição expressou o posicionamento do Instituto diante as questões que tange as discussões sobre mudança climática e ações que podem ser adotadas para colaborar com uma atmosfera de transformações positivas.




A identidade objetiva ressaltar a temática ambiental, bem como a apresentação do Inhotim para um público internacional. O caminho criativo fez uso de imagens que se fundem, sempre com ênfase no contraste de um ambiente repleto de natureza com elementos de arte que instigam a curiosidade. O jogo com escalas nas peças traz a dimensão da grandiosidade e da multiplicidade de interpretações do Inhotim.






O projeto abrangeu o desenvolvimento de uma teia narrativa nas paredes da galeria, em parceria com a Mach Arquitetos, responsável pela expografia. A construção da teia se deu em conversa constante com a equipe Inhotim, em um processo de colaboração. O desafio da montagem foi criar um espaço que acentuasse o protagonismo das obras e instalações, ainda com personalidade necessária para o fio condutor da exposição.

A solução foi uma estrutura orgânica e natural, inspirada em estruturas celulares e nos desenhos de Burle Marx, que favorece a transversalidade entre os temas trabalhados no projeto expográfico.














A exposição ainda contou com folders em português e espanhol e um card de divulgação do Inhotim.

Como parte das experiências expostas, uma tela exibiu imagens feitas por visitantes do Instituto no Brasil. Para isso, uma ação foi desenvolvida na recepção do Parque, convidando o público a realizar registros de fotos com o uso da hashtag #InhotimDC.




Expografia: MACh Arquitetos
Design de iluminação: Atiaîa Lighting Design

Design gráfico: Hardy Design
Direção de criação: Mariana Hardy e André Coelho
Direção de operações: Cynthia Massote
Gerência de projeto: Ricardo Lopes
Design: Fernando Dias
Produção Gráfica: Mirelle Bairral, Gabriela Silvia e Ricardo Lopes
Fotos: Arquivo Inhotim