Inhotim Noite Aberta

Selo Estufa – Estúdio de Design Inhotim

Identidade visual e sinalização para o Inhotim Noite Aberta, uma programação noturna, em um formato que reúne arte contemporânea, música e gastronomia.





As nuances do entardecer foram a inspiração para a identidade visual do Inhotim Noite Aberta. A linguagem desenvolvida retrata como o sol poente modifica a percepção do espaço e propõe novas sensações no museu e jardim botânico.

Para criar a sensação de imersão nesse ambiente, as imagens remetem à experiência visual do entardecer, no qual a luz revela novas percepções, cores e texturas. Junto com o recorte, as fotos mostram nuances que insinuam e instigam.





A identidade é formada por um grid com as letras das palavras noite e aberta, representando os pontos de luz natural que se revelam, e que por sua vez, também criam novas camadas no ambiente. Além disso, é uma interpretação renovada do box, formando quadrantes nas peças.







O projeto contou com o criação de um sistema de sinalização temporária para eventos no Inhotim. A criação se inspirou na sinalização permanente do Parque e desenvolveu uma estrutura que tem como principal atributo a tridimensionalidade. Esta característica garante autossustentação sem necessidade de aterramento, versatilidade para inserção do conteúdo e leveza para transporte.





A estrutura foi feita com dormentes de madeira, recebe as lâminas de conteúdo de forma personalizada, fazendo com que a sinalização adquira elementos da identidade visual de cada evento, podendo funcionar também como objeto cênico.

O sistema funciona de maneira modular, ou seja, a partir da junção de partes individuais pode-se conseguir diversificar os tamanhos de placas e gerar novos usos para as estruturas.




Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações: Cynthia Massote
Gerência de projeto: Ricardo Lopes
Design: Pedro de Albergaria
Produção gráfica: Mirelle Bairral e Gabriela Silva
Fotos: Fernando Dias