Branding Inhotim

Premiado pelo International Design Communication Awards (IDCA) 2012
Aparece em Print Magazine Award 2007

Sistema da identidade visual e brandbook para o Instituto Inhotim




Com um dos maiores acervos de arte contemporânea do mundo exposto em um Jardim Botânico com mais de 4500 espécies, o Inhotim é um lugar em transformação constante, onde arte e natureza propõem novas formas de presença, percepção e sentidos nas pessoas.

Em 2004, a criação da nova marca se inspirou na característica mutante do espaço e na atuação na luz neste processo, a partir de projeções de luz e sombra através de uma máscara tipográfica. A máscara funciona como uma janela que cria uma permeabilidade entre a marca e a superfície onde ela está aplicada.

O resultado do processo gerou versões variadas da marca, sendo três delas selecionadas para uso. O conceito norteou o desenvolvimento e exercícios gráficos para a identidade do Inhotim, sendo desdobrada na papelaria, sinalização da entrada e outras demandas ao longo dos anos.









Em 2015, o trabalho chegou em um estágio de maturidade, resultado na criação de um Brandbook. A partir dele foram definidas diretrizes de comportamento visual do sistema de identidade de uma forma mais complexa, definindo parâmetros conceituais, recursos gráficos complementares, orientações para exercício cromático, gráfico, fotográfico, de materiais e formatos, inaugurando um novo momento na comunicação da Instituição.

No mesmo ano, foi criada a Estufa – Estúdio de Design Inhotim, dedicado a desenvolver os projetos do Instituto, Loja e outras empresas ligadas ao museu. Hoje, o estúdio é um núcleo de criação que funciona na Hardy Design.








Direção de Criação: Mariana Hardy

Identidade Visual
Conceituação: Mariana Hardy e Fernando Maculan
Design: André Coelho, Ana Luiza Gomes, Laura Barbi

Brandbook / Estufa – Estúdio de Design Inhotim
Direção de criação: Mariana Hardy
Gerência de projeto: Ricardo Lopes
Design: André Coelho, Ana Fonseca, Fernando Dias, Gabriela Silva e Pedro de Albergaria
Produção gráfica: Mirelle Bairral