Palácio da Liberdade : Hardy Design – Estúdio de Design e Branding

Palácio da Liberdade

Criação de identidade visual para o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte.





A nova identidade do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, traduz a importância histórica do edifício, comunica o momento de abertura do prédio para usos atuais e ainda marca o início de um programa museológico do espaço.

Três premissas guiaram a criação do logotipo: o estudo da heráldica para composição de um brasão, o uso de ornamentos neoclássicos presentes na arquitetura do prédio e o resgate da ideologia da liberdade, simbolizada pelas asas da águia. A imagem do pássaro – que aparece nos jardins do Palácio e nas pinturas internas – é muito usada na brasonaria como um símbolo de poder, visão e percepção aguçada.












A paleta cromática é composta por um amarelo intenso e um tom de grafite que fazem referência, respectivamente, ao ouro de Minas Gerais e ao ferro fundido, muito presente na arquitetura do Palácio.

A identidade visual prevê uma série de desdobramentos como uma coleção de estamparia para uso em materiais impressos e produtos institucionais. Criamos também guias visuais que possibilitam uma linguagem contemporânea de uso de imagem adequada ao meio digital.







Direção de Criação: Mariana Hardy e André Coelho
Direção de Operações: Cynthia Massote
Design: Débora Cruz
Gerência de Projetos: Marcela Dantés