Patronos Inhotim

Selo Estufa – Estúdio de Design Inhotim

Identidade visual para o programa de patronos do museu e Jardim Botânico do Inhotim.





O programa Patronos Inhotim é um projeto voltado para a contribuição de pessoas da sociedade civil na manutenção dos acervos do Instituto. A cada ciclo, um artista do acervo é convidado a desenvolver uma obra especialmente para o programa. Os patronos recebem um múltiplo desta obra, em contrapartida à uma doação.





A identidade visual propõe uma ressignificação ao conceito da marca do Inhotim, trazendo a luz como inspiração principal. Elemento-chave para transformação constante daquilo que o olho contempla e unidade-base para os processos naturais, a luz representa o movimento, os ciclos, a interferência e a reflexão.

A sobreposição e justaposição de caracteres e cores conferem à marca um caráter modular, capaz de se transformar e gerar significados. Os grafismos da identidade incorporam uma paleta de cor inspirada no artista convidado a cada ciclo.





A estrutura de box reforça a identidade do Inhotim ao mesmo tempo que abre novas possibilidades de leitura e interpretação. Finalmente, a exclusividade como valor subjetivo norteou as escolhas dos contornos e linhas, conjugando o simples com o refinado e a sobriedade minimalista com a ousadia no recorte de caracteres.




Direção de criação: Mariana Hardy e André Coelho

Executive Director: Cynthia Massote

Gerência de projeto: Ricardo Lopes
Design: Pedro de Albergaria (identidade visual) Arthur Reis (desdobramentos)
Produção gráfica: Mirelle Bairral