Precious Brazil

Parceria com Zagaia Comunicação

Branding desenvolvido para projeto setorial de exportação de gemas, jóias e bijuterias do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais





Essense, Expertise, Excellence são os conceitos-síntese norteadores da identidade que foram definidos para apresentar o Brasil como um país conhecido internacionalmente pela diversidade, qualidade e tradição no segmento das pedras.

A marca representa a somatória dos três segmentos de atuação, que converge em um desenho que aponta para o futuro. Inspiradas na lapidação e no brilho que nasce de um ponto de luz, as formas ortogonais contrastam com a organicidade da aquarela, em uma representação da técnica feita com paixão. A paleta é livremente inspirada nas cores das nossas pedras preciosas.




Em referência à bandeira nacional, o grafismo desenvolvido é uma estampa de losangos que formam cubos tridimensionais, lembrando a lapidação de pedras preciosas. Enquanto as formas retas e geométricas remetem à expertise, as texturas aquareladas humanizam e trazem a ideia de essência.

Foram criadas paletas diferentes para cada segmento de atuação – gemas; bijouterias e folhados; e joias, e uma assinatura para uma cada uma delas. As variações ainda incluem diferentes versões do grafismo com linhas em diferentes escalas e cores sólidas.








Com participações frequentes em feiras internacionais, a identidade tem o papel de criar uma unidade entre os estandes, reforçando o lugar do Brasil com destaque para os valores inerentes à nossa geologia e habilidade na lapidação de pedras.








Todo o trabalho com a marca resultou no Brandbook que abrange posicionamento, conceitos, diretrizes de uso da identidade visual, identidade verbal, além de práticas de aplicação.










Pesquisa, planejamento e conceito estratégico: Cynthia Massote, Lívia Hollerbach (Alas Conhecimento) e Lise Loureiro (Zagaia Comunicação)
Direção de criação: Mariana Hardy e André Coelho
Gerência de projeto: Cynthia Massote, Mariana Muchon, Mirelle Bairral
Designers: Délio Faleiro e Fernando Dias
Produção gráfica: Mirelle Bairral
Redação: Mateus Coelho