Refazenda

Selo Estufa – Estúdio de Design Inhotim

Naming e identidade visual para o projeto de revitalização da Fazenda Boa Esperança em Belo Vale, Minas Gerais.




O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, em parceria com o Instituto Inhotim, iniciou, em 2016, o Refazenda – Projeto para Revitalização da Fazenda Boa Esperança, em Belo Vale, Minas Gerais. Trata-se de um amplo estudo para identificar potencialidades e fundamentar ações de restauração, valorização e conservação do patrimônio cultural, artístico e botânico da Fazenda, que tem ampla importância histórica desde o século XVIII e é tombada pela União desde 1959.









A identidade visual desenvolvida para o projeto parte da premissa de convivência entre o antigo e o atual, criando dualidades entre as histórias do período colonial e todas as narrativas que estão por vir.

O nome criado é curto e poético para aproximar o projeto da comunidade, e sugere um novo olhar sobre o passado. Ele é apresentado em uma mistura de tipografias em estilos complementares, representando as duas épocas trabalhadas.

Os vários padrões dos tetos de palha da Fazenda Boa Esperança são inspirações para a criação de grafismos que podem aparecer em cores tom sobre tom ou entrelaçando imagens da Fazenda. A partir da criação de novas tramas, agora trabalhadas de forma contemporânea, o antigo e o atual convivem e se modificam.

A paleta de cores, inspirada em tonalidades presentes na fazenda, também reforça esta mistura entre passado e presente, mesclando tons terrosos e vibrantes.





As peças criadas incluem placas de sinalização na estrada, totens informativos, publicações, folder e peças de comunicação relacionadas a eventos promovidos na Fazenda.






Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações: Cynthia Massote
Gerência de projeto: Ricardo Lopes
Design: Fernando Dias (naming e identidade visual), Gabriela Silva, Pedro de Albergaria e Leo Ruas (desdobramentos)
Produção Gráfica: Mirelle Bairral
Fotografia: William Gomes