Semana Criativa de Tiradentes

Identidade visual e sinalização para o festival anual que acontece na cidade histórica de Tiradentes (MG) e contribui para o crescimento da economia criativa.




A identidade visual da Semana Criativa de Tiradentes buscou valorizar a raiz da artesania local propondo uma conexão com o contemporâneo. Para a mostra que agrega artesãos, arquitetos, designers e outras expressões artísticas à tradição de Tiradentes, Minas Gerais, criamos uma identidade que dialoga com a paisagem arquitetônica da cidade histórica, cujos edifícios – quase todos tombados – expressam uma linguagem muito própria.






O lettering da marca é inspirado na proporção das janelas e portas coloniais, que possuem batentes de espessuras bem largas, robustas e coloridas. Para chegar neste resultado, utilizamos uma tipografia bem condensada, que remete à solidez das construções, além de tipos em madeira, que simulam uma textura rústica e desgastada, e ainda enfatizam o processo manual. A configuração do lettering apresenta diagramações e composições diferentes, que acrescentam uma certa espontaneidade para a marca. O recurso permite diversas formas de escrita e cria uma identidade que muda e se adequa a cada espaço.





A paleta cromática do projeto é outro elemento cambiante. Para chegar nas tonalidades de azul, marrom, amarelo e vermelho escolhidas, fizemos uma série de registros fotográficos até identificar as cores que mais se relacionam à linguagem colonial da cidade. A ideia é que essa paleta também possa ser combinada de formas diferentes, gerando diversidade nos materiais gráficos.

Para complementar a identidade, encontramos um ornamento tipográfico antigo, cujo desenho floral dá origem a uma estampa que se apresenta ora desconstruída, ora agrupada, indicando o sentimento de coletividade, união e conexão que define o evento responsável por agrupar pessoas do Brasil inteiro. A identidade visual da marca ainda se desdobrou em uma série de peças gráficas e digitais, assim como para a expografia do festival, que contou com exposições e mostras em espaços culturais de Tiradentes.







Direção de Criação: Mariana Hardy⁣⁣
Direção de Operações: Cynthia Massote⁣⁣
Designer: Vitor Paiva e Vitor Garcia
Gerente de projeto: Izabela Rodrigues
Produção gráfica: Rita Abdo