Sinalização Inhotim

Sistema de sinalização para o museu de arte contemporânea e jardim Botânico, localizado em Brumadinho.




Uma área de visitação de mais de um quilômetro quadrado. No centro dela, mais de 1.300 obras de arte em exposição, 23 galerias e mais de 4.500 espécies botânicas. O tamanho do Inhotim é coerente com a sua importância. O que também justifica o desenvolvimento de um sistema de sinalização para auxiliar a experiência dos visitantes.

Mais do que direcionar o caminho a ser percorrido, um bom projeto de sinalização auxilia o aprendizado do usuário sobre o espaço ao redor. Quanto mais uma pessoa desenvolve seu domínio sobre localidades, percursos e distâncias, mais se amplia a sensação de segurança e o sentimento de pertencimento àquele lugar.




O desenvolvimento do projeto começou com o levantamento da sinalização existente, seguindo para a análise dos fluxos e comportamento dos visitantes. O desenho do novo mapa deveria ter uma linguagem simples e direta. O novo sistema de sinalização teve a linguagem inspirada inspirado na linguagem linhas de metros, propõe a criação de 3 eixos para interpretação e orientação do visitante no Inhotim, além da criação de ícones para representar cada galeria.









A nova família de placas é integrada a organização por eixos, na intenção de contribuir na experiência do visitante no Inhotim.

















Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações: Cynthia Massote
Coordenação de design: Gustavo Magno
Gerência de projeto: Marcela Dantés
Design: Thais Bara, Délio Faleiro, Mônica Fernandino e Paula Vilela
Produção gráfica: Gustavo Magno e Mirelle Bairral