Vila Santo Rei : Hardy Design – Estúdio de Design e Branding

Vila Santo Rei

Identidade visual para a hospedagem composta pela Casa Santo Rei e a Casa Império em Trancoso, na Bahia.




A Vila Santo Rei é uma hospedagem única, localizada em Trancoso, Bahia. Composta pela Casa Santo Rei e a Casa Império, a Vila proporciona aos seus hóspedes conforto, elegância, tranquilidade e uma excelente localização, próxima da Praça do Quadrado e da Praia dos Coqueiros. Com arquitetura que mistura influências mediterrâneas e baianas, a Vila Santo Rei tem ambientes amplos e acabamentos rústicos, o que confere à casa um caráter singular.

Inspirada nas simbologias do Sebastianismo, das festas religiosas e da atmosfera de Trancoso, a marca criada para o espaço celebra, com elegância, as importantes tradições que contam sua história.






O sebastianismo foi uma crença que surgiu em Portugal em fins do século XVI como consequência do desaparecimento do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. Acreditava-se que D. Sebastião voltaria para salvar o Reino de Portugal de todos os problemas desencadeados após o seu desaparecimento. A crença simboliza a esperança de um novo tempo: de amor, perdão, alegria e paz.

A festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação religiosa da igreja católica, considerada um bem cultural e imaterial da Bahia. Missa, procissão e cantoria fazem parte da celebração, na qual o Imperador do Divino e devotos agradecem pelas graças alcançadas.







Para a marca principal da Vila Santo Rei, desenvolvemos um brasão, que faz referência à história do Sebastianismo e dialoga com a atmosfera cultural, religiosa e simbólica de Trancoso. O elemento simbólico dá estrutura à marca e confere tradição e sofisticação ao logotipo da Vila Santo Rei.

O brasão foi desenvolvido com linhas irregulares desenhadas à mão. Sua forma no topo é inspirada na arquitetura da Igreja do Quadrado de Trancoso. Seus ícones representam o Sebastianismo e a Festa do Divino, na intenção de representar todo o universo que habita as casas da hospedagem. O brasão ainda ganha elementos que se relacionam e fazem referência simplificada à criação do artista e ceramista Calá para a Vila Santo Rei.




O ícone do brasão da marca pode ser utilizado como versão reduzida. Há também a possibilidade de se utilizar o ícone sem o brasão. A tipografia sem serifa escolhida para a identidade deixa a marca mais informal, trazendo contraste e personalidade.





Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações: Cynthia Massote
Coordenação: Fernando Dias
Gerente de projeto: Beatriz Fonseca
Designer: Fernando Dias, Hermano Lamas, João Vitor Cardoso e Thiago Karu
Produção gráfica: Daniele Pires