Desejo Comum

Projeto editorial para a publicação “Desejo Comum/Mutual Wish”, que registra o processo de intercâmbio entre o Inhotim e a Tate Liverpool.




Em 2020, o Instituto Inhotim e o museu britânico Tate Liverpool colaboram em um processo de intercâmbio, crítica e autorreflexão que resultou no projeto “Desejo Comum/Mutual Wish”, publicação que registra essa experiência de troca entre as duas instituições.




O caráter de aprendizado múltiplo inspirou a construção visual do volume, no qual os textos em português e inglês estão entrelaçados, explorando os limites da dicotomia visual muito presente em publicações bilíngues. A diferenciação entre as línguas é feita por meio da alternância de cor.





Para a construção do grid, nossas principais referências foram revistas e jornais brasileiros que são fruto da materialização conceitual de manifestos artísticos e culturais no país. A paleta cromática é composta por quatro cores principais – rosa, laranja, lilás e menta –, definidas a partir dos cartazes utilizados durante as oficinas entre a Tate Liverpool e o Instituto Inhotim.




Por ser um resultado de cocriação, a publicação ainda inclui um manifesto, desenvolvido com o intuito de propagar as ideias construídas durante o processo.



Direção de Criação: Mariana Hardy⁣⁣
Direção de Operações: Cynthia Massote⁣⁣
Coordenação de Criação: Pedro Albergaria ⁣⁣
Designer: Rafael Amato e Hudson Girundi
Gerente de Projeto: Izabela Rodrigues
Produção: Rita Abdo