FID 2005 : Hardy Design – Estúdio de Design e Branding

FID 2005

Identidade visual dos eventos realizados pelo Fórum Internacional de Dança em 2005.




Criado em 1996 pela Atômica Artes, o Fórum Internacional de Dança (FID) é um evento que busca a difusão, reflexão e formação de novos públicos e criadores no campo da dança contemporânea. Na sua edição de 2005, o evento se desdobrou em debates variados. E para cada um desses momentos, elaboramos uma identidade visual própria.




Nosso trabalho começou com a produção de um kit de captação: um material com folhetos e informações que antecipou as duas edições seguintes do evento. Nesta peça, partimos de fotos de bancos de imagem dos bailarinos para criar uma espécie de raio-X. Ao inverter a cor das fotografias e brincar com a sobreposição das imagens frame a frame, trouxemos a ideia do movimento e dinâmica da dança para esse conteúdo impresso.






Para o evento principal do FID, cujo tema foi Território Minas, tivemos a ideia de representar o corpo como um território. Para isso, desenhamos um esqueleto, que apresenta duas camadas distintas de informação. Inspirados na estética dos mapas do metrô, criamos a ilustração das veias, que representam o fluxo e as conexões proporcionadas pelo Fórum. Já a base do esqueleto, composta por palavras de um dos textos de referência do evento, remete às discussões teóricas do festival. A partir de recortes deste desenho, que foi um trabalho completamente customizado, produzimos todas as demais peças de divulgação do FID Território Minas.









O FID Conexão Internacional, por sua vez, foi um braço da edição de 2005 que atraiu companhias de dança estrangeiras para um mini festival. Para esse evento, nossa inspiração surgiu do conceito de inversão geotérmica, que se refere à inversão dos pólos magnéticos da Terra. Pensando nesta teoria, concebemos um gráfico de linhas magnéticas que se invertem. Além das linhas, ainda utilizamos o recurso da inversão em palavras e na estrutura do folheto de divulgação que, a partir de certo ponto, propõe um novo sentido de leitura.

Para reforçar a ideia de magnetismo, optamos pela escolha de um pantone lilás metálico impresso em um papel jornal. Assim, promovemos uma experimentação gráfica e sugerimos um elemento de contraste de forma inusitada.







Direção de Criação: Mariana Hardy⁣⁣
Designer: André Coelho, Ana Pereira e Carol Marini
Gerente de Projeto: Fabiana Bessa
Produção Gráfica: Laura Barbi
Marca do FID: Voltz Design

Obs.: A Hardy Design tem levantado e organizado seu histórico de projetos. Em alguns casos de longa data, a ficha técnica pode ser difícil de recuperar. Se você tiver participado desta criação, por favor, envie um email para contato@hardydesign.com.br com a identificação do projeto e nós teremos o maior prazer em adicionar o seu crédito.