Osteria Mattiazzi – Identidade

Identidade visual para o restaurante de comida italiana localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais.




A Osteria Mattiazzi é um restaurante de comida italiana que foi criado dentro de um antigo depósito de vinhos em Belo Horizonte e completou 20 anos em 2019. Para a revitalização da marca, que nasceu com a proposta de oferecer uma comida simples e autêntica, elaboramos uma identidade que resgata a rusticidade das osterias, respeita a história e ainda acrescenta jovialidade ao negócio de duas décadas.




Para realizar esta tarefa, criamos uma composição tipográfica que explora tanto o caráter vernacular quanto o clássico. Essa combinação de diferentes tipografias foi pensada a partir da pesquisa sobre cantinas originais italianas e do entendimento de que este recurso poderia trazer mais espontaneidade ao conceito de tradição.

Os demais elementos da identidade também apostam na simplicidade: desde o jogo americano, que é composto por tecidos crus, até à embalagem de delivery, cuja sacola de papel craft leva apenas um carimbo com o logotipo da marca.






A paleta de cor, inspirada pela farinha, cúrcuma, açafrão, oliva e berinjela, envolve os tons que aparecem em diversos ingredientes proeminentes nesse tipo de cozinha, como o vinho, o azeite e a pasta.

Para comemorar as duas décadas da Osteria, ainda produzimos um prato decorativo dos Restaurantes da Boa Lembrança, que homenageia a receita de gnocchi elaborada para a data especial.




Direção de Criação: Mariana Hardy⁣⁣
Direção de Operações: Cynthia Massote⁣⁣
Coordenação de Criação: ⁣⁣Délio Faleiro e Vitor Garcia
Designer: Renê Duarte
Gerente de Projeto: Marcelo Pantuzza
Prato da Boa Lembrança: Fernando Dias