Reabertura do Instituto Inhotim : Hardy Design – Estúdio de Design e Branding

Reabertura do Instituto Inhotim

Sinalização de reabertura do Instituto Inhotim para a segurança de visitantes e funcionários durante a pandemia de Covid-19.





Para a proposta de sinalização de reabertura do Inhotim, que passou parte do ano de 2020 com acesso restrito devido à pandemia de Covid-19, buscamos compreender o novo fluxo de funcionamento do museu, além de fornecer recomendações de forma clara e objetiva para que visitantes e funcionários desfrutassem com segurança desse momento de retorno.

A partir desta ideia, sugerimos que as peças de comunicação estivessem alinhadas com um tom de voz de caráter recomendativo e o uso de recursos gráficos que intensificassem o respeito, porém, com a leveza característica do instituto. Com isso, procuramos estreitar o diálogo e evitar o uso de termos alarmistas e punitivistas.




Por se tratar de uma situação extraordinária, sugerimos que a paleta cromática desta comunicação não incluísse o verde institucional e as cores já utilizadas nas placas de sinalização fixas do parque. A escolha do azul, um tom de cor frio, como tonalidade principal, reforçou características como leveza e calma, necessárias naquele momento.





O tom cítrico foi utilizado pontualmente em peças para que estabelecessem um caráter de destaque em meio a toda a comunicação já existente no Inhotim e ainda assim não interferisse em obras e galerias existentes.

Para a iconografia, seguiu-se a linguagem já trabalhada na sinalização do Inhotim, somando a criação de itens necessários para a comunicação em período de pandemia. O uso do tom cítrico como um detalhe reforçou a característica de uma comunicação leve, descontraída e, ainda assim, com caráter recomendativo.

O conjunto da sinalização ainda contou com elementos como setas direcionais posicionadas no chão, placas de capacidade máxima, displays de mesas com orientações diversas, totens com serviços de checagem de temperatura e distribuição de álcool em gel, assim como a personalização das máscaras de proteção de funcionários com cores que transmitem alegria e serenidade.



Direção de criação: Mariana Hardy
Direção de operações: Cynthia Massote
Gerência de projeto: Izabela Rodrigues
Design: Hudson Girundi
Produção gráfica: Rita Abdo